Programa de Educação Tutorial


PET Ciências da Natureza e Matemática




O Grupo PET/Ciências da Natureza e Matemática, aprovado pelo Edital nº 09 de 2010, iniciou suas atividades com sete bolsistas acadêmicos dos cursos de Química e Ciências Biológicas da UFTM, sob a tutoria da Professora Váldina Gonçalves da Costa, integrando os grupos PET/Conexões de Saberes. Atualmente, conta com doze bolsistas sob a tutoria da Professora Fernanda Borges de Andrade.

Com ênfase no ensino, na pesquisa e na extensão, o grupo tinha como objetivo trabalhar com as comunidades em diferentes frentes. Com este propósito iniciou, em 2010, um projeto de pesquisa sobre mitos populares junto ao bairro Residencial 2000 utilizando Teatro de Sombras, culminando num livro de pop-up e apresentação de trabalhos; em oficinas junto ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS onde contribuiu para os trabalhos junto às mulheres que frequentavam o espaço; na criação de histórias infantis educativas apresentadas sob a forma de teatro para crianças no Centro Municipal de Educação Infantil do bairro e no trabalho com higiene e alimentação na escola que culminou na confecção de vários livros infantis. Ainda junto à escola o grupo trabalhou com música, teatro, reforço escolar, pop-up, stop motion e produção de vídeos.

Durante todo o tempo o grupo trabalhou com a divulgação dos cursos da UFTM, promovendo oficinas nas escolas para os estudantes do Ensino Médio, além de participar da acolhida dos calouros na UFTM com oficinas de stop motion e também na pós-graduação. Ainda na graduação o grupo ofereceu curso de nivelamento em matemática e monitoria em biologia. Além disso, para sua formação eram realizados seminários de aprimoramento, clube de leituras e debates, oficinas, curso de idiomas, cursos, palestras, participação em diferentes eventos tais como: ENAPET, SUDESTEPET, UAIPET, ECCULT, INTERPET, CINEPET, entre outros.

Com o tempo, a produção de vídeos ganhou destaque e vários vídeos foram produzidos, tanto live action quanto stop motion desde seu roteiro, decupagem, gravação e edição, gerando diversas oficinas, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, junto às licenciaturas e aos outros grupos PET. A empolgação do grupo culminou com a produção do I Workshop de Cinema e I Mostra de Cinema, produzidos em duas edições e contou com a participação de produtores/autores de diversas regiões do País.

A partir de 23 de dezembro de 2019 assumiu a tutoria do grupo a Professora Fernanda Borges de Andrade propondo um trabalho interdisciplinar a ser desenvolvido em diferentes espaços formativos, a partir dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, procurando orientar-se para uma aprendizagem ativa estimuladora do pensamento reflexivo e crítico por meio de atividades extracurriculares envolvendo o ensino, pesquisa e extensão.

Em 2020 e 2021, com a necessidade de distanciamento social por motivo da pandemia da COVID 19, todas as atividades do grupo passaram a ser realizadas de forma remota. Os petianos produziram atividades de ensino para os estudantes do ensino fundamental II abordando os temas transversais dos PCN: “Meio Ambiente”, “Trabalho e Consumo” e “Ética”. Foram doze oficinas em 2020 e oito oficinas em 2021, todas elas ministradas quinzenalmente, no formato remoto com apoio do Google Meet. Também foram criados cinco personagens para publicações e histórias a serem contadas com e para as crianças. Além disso, os estudantes elaboraram e desenvolveram outros projetos com o objetivo de divulgar e enriquecer o trabalho do grupo para alunos, professores e comunidade em geral, semanalmente nas redes sociais, são eles (I) Diquinha da semana, (II) Você sabia?, (III) Curiosidades e (IV) Sugestão de Aplicativo e/ou Site. Endereço do Instagram: https://www.instagram.com/pet_cnm/; Endereço do Facebook:https://www.facebook.com/pet.cnm.ciencias.da.natureza.e.matematica.4. São produzidos também dois eventos on line, transmitidos ao vivo para o canal do Youtube: (I) O "Luz, Câmera e Reflexão", uma atividade mensal na qual, a partir de um filme ou documentário, é proposto um debate contando com a participação de dois convidados - geralmente um professor do ensino superior e outro da educação básica - tendo a mediação de um dos petianos. (II) PET Convida, um evento realizado de forma remota, no qual são entrevistados ou apresentam oficinas pessoas da comunidade, professores da educação básica, docentes, discentes e ex-discentes da universidade que atuem nas áreas para as quais o grupo necessita de aprofundamento teórico e prático. (Canal do Youtube: https://youtube.com/channel/UCIP7DRuQcscIlbW2IW7XnNw).

No que diz respeito à pesquisa, o grupo tem pesquisado como os professores, nossos parceiros nas atividades de ensino do PET, aprenderam a utilizar as plataformas digitais, inserir atividades, gravar ou ministrar aulas online, avaliar os estudantes a distância, produzir e inserir materiais que permitam ao aluno entender os conteúdos num contexto marcado por outros obstáculos graves, que afetam principalmente alunos e professores mais empobrecidos, que se localizam na periferia das cidades ou na zona rural. Constatou-se que são poucos os professores que tiveram a formação adequada para lecionar a distância, tendo em vista que preparar uma aula remota é bem diferente da prática presencial de sala de aula. Mudam as formas de comunicação de toda a equipe da escola com os demais colegas, com os alunos e seus familiares, tornando imprescindível o conhecimento das tecnologias educacionais. Para as crianças e os jovens a mudança foi também significativa, o ambiente de casa no qual eram priorizadas atividades de descanso e entretenimento passou a ser o local de rotinas mais pesadas de estudos. De maneira geral, o que se constatou é que as instituições de ensino e os professores, de forma geral, não estavam preparados para lidar com a TDICs. Da mesma forma, as famílias e os estudantes, em especial os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, não estavam preparados para lidar com a autonomia implícita no ensino remoto. A divulgação desse trabalho e a partilha com grupos diversificados têm ocorrido a partir da participação em eventos apresentando trabalhos, tais como: SEMEDUC, SEMAT, JIEPE, SUDESTEPET, INTERPET, UAIPET e ECCULT.